sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Universidade e a prática

A Universidade está a preparar os jornalistas convenientemente...?

Bem, como sabe, eu sou de História, não sou de Comunicação Social... Mas acho que a Universidade, nos cursos que conheço - e não quero citar nenhum por motivos que compreenderá -, está ainda mais longe da profissão. Ou seja, a nossa Universidade dá sociologias, antropologias, dá linguísticas, dá uma preparação nos domínios das ciências sociais, et., etc. Mas está profundamente cortada da prática profissional e social do jornalista. Isto é, o licenciado, em certo sentido, tanto podia ser licenciado em História como em Comunicação Social - é a mesma coisa. Devo aliás dizer-lhe que há muitos licenciados em História que têm mais preparação em Comunicação Social porque têm exactamente História. E há muitos cursos de Comunicação Social que não dão sequer História...!

..Nem História do Jornalismo...?!
História do Jornalismo creio que dão, mas História-História, História geral, não. Estamos no século XX e ser-se jornalista é tratar dos acontecimentos deste século. Já agora conviria saber alguma coisa para trás... Portanto, eu acho que há ainda um certo corte entre a Universidade e a profissão. Admitindo embora que, ultimamente, esse corte tem sido um pouco diminuído com a incorporação na Universidade de alguns homens de qualidade vindos da comunicação social. Mas eu diria que a Universidade em geral não tem uma política de formar jornalistas. Melhor: não tem um modelo de jornalismo a formar. Porventura, não tinha que ter. O certo é que a Universidade prepara umas pessoas com uns conhecimentos, úteis do ponto de vista da sua formação cultural geral, mas que estão desligados da prática da profissão.

E essa prática da Universidade é um caso particular ou ela, no fundo, faz o mesmo com os futuros arquitectos, os futuros engenheiros, os futuros médicos...?

Não me atreveria a generalizar... Pode ser uma tendência geral, mas acho que no jornalismo é particularmente grave. Porque o jornalismo é uma responsabilidade social muito grande...

Mas não é para isso que a Universidade existe... - para as grandes responsabilidades sociais...?

Exactamente, mas digamos que 80% dos docentes estão completamente desligados do jornalismo. Muitos deles são professores de outras disciplinas das ciências sociais, dão ali alguns conhecimentos... - e eu acho que isso desligou muito os cursos da realidade da profissão.

(Entrevista a Fernando Rosas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.