domingo, 12 de junho de 2011

Michael Jackson - Earth Song

" O Sétimo Selo"



"When He broke the seventh seal, there was silence in heaven"
"Quando ele quebrou o sétimo selo, fez-se silêncio no céu."

Após a leitura deste magnífico livro, podemos ter uma maior percepção daquilo que o futuro nos reserva. Um passo de cada vez, um gesto simples, uma atenção redobrada poderá, certamente, mudar o mundo. A problemática do aquecimento global, hoje em dia ainda se encontra um pouco na “sombra” da consciênia, pois penso que de uma forma ou de outra, nós Humanos, enquanto seres racionais, ainda não estamos preparados para todas as consequências que poderão advir das nossas acções e dos nossos actos perante tal temática. Contudo, de forma a descodificar toda esta problemática, partimos da questão mais simples, mas afinal em que consiste o aquecimento global?

O aquecimento global resulta do aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes, existe também a possibilidade da sua progressão durante o presente século, isto porque se tem verificado, através das altas temperaturas e da mudança brusca da temperatura em todo o mundo. Este é sem dúvida, um elemento que agrava a força dos furacões, do derretimento das calotas polares (regiões cobertas de gelo) e as grandes enchentes.
A principal causa assenta, no aumento de gases poluentes emitidos pelo mundo inteiro, que consequêntemente gera o famoso efeito de estufa. Estes gases são emitidos por todos nós, humanos, que sem dúvida alguma somos a principal causa da emissão dos mesmos na atmosfera.

Assim, de Portugal à Sibéria, da Antárctica à Austrália, “O Sétimo Selo” transporta-nos numa empolgante viagem às maiores ameaças que se erguem à sobrevivência da Humanidade. O autor, José Rodrigues dos Santos teve o cuidado de apresentar, ao longo de todo o livro, informações científicas actualizadas. Desta forma, podemos dizer que José Rodrigues dos Santos volta com este emocionante romance aos grandes temas contemporâneos, isto porque assenta numa descoberta que poderá abalar a forma como cada um de nós encara o futuro da humanidade e do nosso planeta.

Um cientista é assassinado na Antárctica e a Interpol contacta Tomás Noronha para decifrar um enigma com mais de mil anos, um segredo bíblico que o criminoso rabiscou numa folha e deixou ao lado do cadáver: 666.
O mistério em torno do número da Besta lança Tomás numa aventura de tirar o fôlego, uma busca que o levará a confrontar-se com o momento mais temido por toda a humanidade: O apocalipse.


“ João viu trovões, relâmpagos e terramotos por toda a parte. Na terra e no mar são lançados fogo, saraiva e sangue, tomando inabitavel, um terço do planeta. Cai uma estrela do céu e o Sol fica obscurecido pela fumarada. Numa extinção em massa, parte da humanidade e da vida desaparecem (...) Em resumo, começa o apocalipse."


in, O Sétimo Selo, José Rodrigues dos Santos

" O Sétimo Selo" de José Rodrigues dos Santos

BIOGRAFIA

José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 em Moçambique. Abraçou o jornalismo em 1982, na Rádio Macau, tendo ainda trabalhado na BBC e sido colaborador permanente da CNN.


Doutorado em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre reportagem de guerra, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, ocupando por duas vezes o cargo de Director de Informação da televisão pública portuguesa. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, tendo sido galardoado, além dos prémios já referidos, com o Grande Prémio de Jornalismo, em 1994, atribuído pelo Clube Português de Imprensa. Internacionalmente, venceu três prémios da CNN: o Best News Breaking Story of the Year, em 1994, pela história "Huambo Battle" relacionada com a Guerra de Angola; o Best News Story of the Year for the Sunday, em 1998, pela reportagem "Albania Bunkers"; e o Contributor Achievement Award, em 2000, pelo conjunto do seu trabalho, aquele que é considerado o “Pullitzer” do jornalismo televisivo.


Este é o seu quinto romance, entre os quais se poderá encontrar: A formúla de Deus; O codex 632; A filha do Capitão e a Ilha das Trevas.