quinta-feira, 2 de junho de 2011

Jornalismo é uma coisa, comunicação é outra

"(O jornalismo) era a intervenção da pessoa, com todas as suas capacidades, com todos os seus direitos, e que, perante um facto, que poderia ser discutível, apresentava provas... O jornalismo precisa de provas para ser desempenhado... Eu acho que isso foi dando lugar, realmente, à comunicação social, que é outra coisa... (...) O jornalismo é mais pessoal. (...) Enquanto que a comunicação social é mais diluída. Não é um retrato, mas sim, já, um panorama, em que incluo muito mais do que esse retrato pessoal de um acontecimento...

Quase já não há jornalismo... Eu acho que quase já não há jornalismo... Entre nós, ainda se aponta este ou aquele jornalista, mas já é muito raro... Porque o jornalista, e a simpatia pelo jornalista - e a minha simpatia, até pela minha aceitação de um cargo de directora de um jornal... -, era justamente essa qualidade. Havia uma afinidade maior da minha parte com o jornalista, como pessoa de letras, do que há com a comunicação social, em geral... "

Agustina Bessa-Luís

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.