segunda-feira, 16 de maio de 2011

Estorvo



No seu primeiro romance, Estorvo, Chico Buarque de Hollanda retrata uma dimensão urbana em que o protagonista ( sem nome próprio, assim como as outras personagens), conduz uma existência á margem atravessando a realidade de uma grande cidade (talvez o Rio de Janeiro) no fio da navalha que separa as suas andanças entre uma realidade, digamos assim, real, e uma realidade que é real só por ser pensada, e que portanto é profundamente mutável. Nas próximas publicações iremos seguir esta viagem.

Fahrenheit 451


"Fahrenheit 451" é um livro sobre a importância dos livros para a Humanidade.
Escrito por Ray Bradbury e publicado pela primeira vez em 1953, o romance passa-se num futuro onde os livros são proibidos... e queimados: 451 graus fahrenheit é a temperatura a que um livro é destruído pelo fogo.
Nesta sociedade controlada e controladora - em que os livros são vistos como potenciais estimuladores do pensamento crítico que encerra em si mesmo a capacidade de destabilizar a ordem criada - os bombeiros têm uma missão muito especial: queimam livros. Mas... e se um dia, por acidente ou porque a curiosidade e a desobediência são próprias do ser humano, um bombeiro lê um excerto de um livro antes de o queimar? Conseguirá prosseguir com o seu trabalho destruidor?

Este é o enredo de Fahrenheit 451, que vamos acompanhar nas próximas semanas.

A Viagem do Elefante

"A viagem do Elefante" de José Saramago!



Este livro relata a viagem feita por um Elefante, Salomão, de Viena a Lisboa.

Como não poderia deixar de ser, um livro de Saramago, não é apenas um livro com uma história que alguém se lembrou de escrever, mas sim, um livro escrito para transmitir uma mensagem...

Qual a mensagem... mais á frente descobriremos!

domingo, 15 de maio de 2011

Beija Mim

Benjamin tinha doze anos e com essa idade "ninguém é obra feita, santo muito menos..." mas era um menino que "tinha a cabeça suficientemente dura para levar avante a sua investida, não era de desistir logo à primeira...".
O único eco que tinha no seu coração era o nome da sua princesa...Pureza!
Aos dozes anos o primeiro beijo é inesquecível não acham?!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Caderneta de cromos :)


Colecionar cromos...
Acho que faz parte da experiência juvenil de todos nós, pelo menos da minha!
Correr até ao quiosque mais próximo, comprar meia dúzia de saquetas de cromos, regressar a casa, todo sorridente, espalhar os cromos todos pela mesa e cola-los na caderneta! Bons velhos tempos!
Sou um grande fã do "trabalho" do senhor Nuno Markl, assim que o ouvi a publicitar o lançamento do livro intitulado Caderneta de Cromos nem pensei duas vezes. Mas, como verdadeiro Português que sou, andei a adiar sucessivamente a compra do mesmo (amanhã trato disso!) até que mo ofereceram! (lol)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Beija-Mim um livro "delicioso" de Jorge Araújo

Quem é que se lembra do primeiro beijo???
Tiveram receio, curiosidade, foi bom, seco ou molhado...vamos partir para a descoberta com Beija-Mim!